Lista de atividades - 8º ano - 3º bimestre

 

                                                                ATIVIDADES

 

1.  A reprodução é uma das características que diferem os seres vivos dos seres inanimados, estando relacionada ao processo de evolução. Agora que você estudou sobre os mecanismos reprodutivos estabeleça uma relação entre a reprodução e a evolução dos seres vivos.


 

2.    Esse tipo de reprodução ocorre em diferentes organismos, sendo frequente em plantas, principalmente em angiospermas. Já em animais, também é possível observar esse tipo de reprodução, ocorrendo, por exemplo, em cnidários e também em algumas espécies de poríferos. Essas características são da reprodução por

 

 

(A) propagação.

(B) fragmentação.

(C) brotamento.

(D) especiação.

 

 

3. Preencha a tabela a seguir relacionando reprodução sexuada e reprodução assexuada.

 

Tipos de Reprodução

Sexuada

Assexuada

Como ocorre

 

 

Tipos existentes

 

 

Exemplos de seres vivos

 

 

 

4. Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:

I Na reprodução                 , não há o envolvimento de gametas, o que impede a variabilidade         .

IIO tipo de reprodução                     é observado, por exemplo, na grande maioria dos animais, inclusive nos seres humanos.

 

 

(A) assexuada genética sexuada.

(C) sexuada molecular sexuada.

(B) sexuada genética assexuada.

(D) assexuada bioquímica assexuada.

 

 

5. A respeito dos mecanismos de reprodução, analise as afirmações a seguir:

I.  A reprodução assexuada ocorre sem que haja o encontro de gametas, não havendo assim a junção de material genético.

II.                  A reprodução assexuada é um tipo de reprodução em que apenas um indivíduo é parental, e este transmite seus genes aos seus descendentes.

III. A reprodução sexuada é considerada menos complexa do que a reprodução assexuada, por ser mais lenta e possibilitar a obtenção de mais descendentes.

IV.Na reprodução assexuada, há a participação de gametas, sendo gerados indivíduos com combinações únicas, os quais resultam dos genes herdados apenas do pai.

 

Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:

 

 

(A) I e II.

(B) I e IV.

(C) I, II e III.

(D) I, II e IV.

 

 

6. Analise a figura a seguir e responda de que tipo de reprodução se trata, comentando sobre a importância desse tipo de reprodução para a variabilidade genética nos seres vivos.


7. Leia o texto a seguir:

Quarentena está ajudando a reprodução da maior das espécies de tartarugas marinhas, ameaçada de extinção Com o distanciamento social imposto pela maioria dos países do mundo para evitar a disseminação ainda maior do  novo coronavírus, a vida selvagem está retomando seu habitat original, que ao longo dos séculos, foi “invadido” pelos seres humanos. E o resultado é que em diversos lugares, a quarentena está sendo extremamente benéfica para muitas

espécies: é o caso, por exemplo, das tartarugas marinhas, especialmente a de couro.

O que vem ocorrendo é que, com praias vazias, sem a circulação de pessoas e veículos, com menor presença de resíduos plásticos e outros dejetos na areia e a diminuição da poluição visual (as luzes noturnas confundem os filhotes e fazem com que, muitas vezes, eles não consigam chegar ao mar), as tartarugas encontram o ambiente ideal para colocarem seus ovos. São necessários aproximadamente 60 dias para a tartaruga chocar seus ovos e para que eles eclodam.


Reflita sobre o texto e explique qual o tipo de reprodução das tartarugas marinhas e mencione a importância da formação de um maior número de ovos para a sobrevivência dessa espécie.

 

 

8.  Algumas plantas, como os musgos e as pteridófitas, também se reproduzem a partir de     . Na época de reprodução, há  maturação  e produção de                                                                       por meiose, que posteriormente serão liberados no ar. Daí eles podem ser dispersados, permitindo que as plantas possam colonizar novas áreas. Quando os                                                                              encontram um substrato adequado, com umidade, acontece a germinação.

 

Assinale a alternativa que indica o tipo de reprodução indicado e a palavra que preenche as lacunas do texto, respectivamente:

 

(A) Propagação vegetativa, gametas.

(C) Reprodução por Esporos, gametas.

(B) Propagação vegetativa, esporos.

(D) Reprodução por Esporos, esporos.

 

 

9. A transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie é conhecida por

 

(A) fecundação.

(B) polinização.

(C) fertilização.

(D) reprodução.


 

10. Relacione os termos à sua definição adequada.

 

(I) Brotamento

( ) Um novo organismo forma-se a partir do fragmento de outro, processo comum

em alguns invertebrados, como em planárias.

(II) Fragmentação

( ) Nesse processo, um pedaço de caule ou raiz é suficiente para dar origem a outro

indivíduo, como a reprodução da bananeira e a cana-de-açúcar.

 

(III) Propagação vegetativa

( ) Ocorre pela formação de expansões do corpo do indivíduo, denominada brotos,

que pode se separar e originar um indivíduo adulto ou pode permanecer unido ao progenitor, formando uma colônia, como as hidras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de exercícios - 9º ano - 2º bimestre

Lista de exercícios 8º ano - 2º bimestre

Atividade complementar 7º ano