Lista de atividades - 8º ano - 3º bimestre
ATIVIDADES
1. A
reprodução é uma das características que diferem os seres vivos dos seres
inanimados, estando relacionada ao processo de evolução. Agora que você estudou
sobre os mecanismos reprodutivos estabeleça uma relação entre a reprodução e a
evolução dos seres vivos.
2. Esse
tipo de reprodução ocorre em diferentes organismos, sendo frequente em plantas,
principalmente em angiospermas. Já em animais, também é possível observar esse
tipo de reprodução, ocorrendo, por exemplo, em cnidários e também em algumas
espécies de poríferos. Essas características são da reprodução por
(A) propagação. |
(B) fragmentação. |
(C) brotamento. |
(D) especiação. |
3. Preencha a tabela a
seguir relacionando reprodução sexuada e reprodução assexuada.
Tipos de Reprodução |
Sexuada |
Assexuada |
Como ocorre |
|
|
Tipos existentes |
|
|
Exemplos de seres vivos |
|
|
4. Selecione a
alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:
I – Na reprodução
, não há o
envolvimento de gametas, o que
impede a variabilidade .
II– O
tipo de reprodução é observado, por
exemplo, na grande maioria dos animais, inclusive nos seres humanos.
(A) assexuada – genética – sexuada. |
(C) sexuada – molecular – sexuada. |
(B) sexuada – genética – assexuada. |
(D) assexuada – bioquímica – assexuada. |
5. A respeito dos
mecanismos de reprodução, analise as afirmações a seguir:
I. A reprodução
assexuada ocorre sem que haja o encontro de gametas, não havendo assim a junção
de material genético.
II.
A
reprodução assexuada é um tipo de reprodução em que apenas um indivíduo
é parental, e este transmite seus genes aos seus descendentes.
III. A reprodução
sexuada é considerada menos complexa do que a reprodução assexuada, por ser
mais lenta e possibilitar a obtenção de mais
descendentes.
IV.Na
reprodução assexuada, há a participação de gametas, sendo gerados indivíduos
com combinações únicas, os quais resultam dos genes herdados apenas do pai.
Assinale a
alternativa que indica as afirmações corretas:
(A) I e II. |
(B) I e IV. |
(C) I, II e III. |
(D) I, II e IV. |
6. Analise
a figura a seguir e responda de que tipo de reprodução se trata, comentando
sobre a importância desse tipo de reprodução para a variabilidade genética nos
seres vivos.
7. Leia o texto a seguir:
Quarentena está ajudando
a reprodução da maior das espécies de tartarugas marinhas, ameaçada de extinção Com
o distanciamento social
imposto pela maioria
dos países do mundo para evitar a disseminação ainda maior do
novo
coronavírus, a vida selvagem
está retomando seu habitat original,
que ao longo dos séculos,
foi “invadido” pelos seres humanos.
E o resultado é que em
diversos lugares, a quarentena está sendo extremamente benéfica para muitas
espécies: é o caso, por
exemplo, das tartarugas marinhas, especialmente a de couro.
O que vem ocorrendo é que, com praias
vazias, sem a circulação de pessoas e veículos, com menor presença de resíduos plásticos
e outros dejetos
na areia e a diminuição da poluição visual
(as luzes noturnas
confundem os filhotes
e fazem com que, muitas vezes, eles não consigam chegar ao mar), as
tartarugas encontram o ambiente ideal para colocarem seus ovos. São necessários
aproximadamente 60 dias para a tartaruga chocar seus ovos e para que eles
eclodam.
Reflita sobre o texto e explique
qual o tipo de reprodução das tartarugas marinhas
e mencione a importância da formação
de um maior número de ovos para a sobrevivência dessa espécie.
8. Algumas plantas,
como os musgos
e as pteridófitas, também se reproduzem a partir de .
Na época de reprodução, há
maturação e produção
de por
meiose, que posteriormente serão liberados no ar. Daí eles podem ser
dispersados, permitindo que as plantas possam colonizar novas áreas. Quando os encontram um substrato adequado, com
umidade, acontece a germinação.
Assinale
a alternativa que indica o tipo de reprodução indicado e a palavra que preenche
as lacunas do texto, respectivamente:
(A) Propagação
vegetativa, gametas. |
(C) Reprodução por
Esporos, gametas. |
(B) Propagação
vegetativa, esporos. |
(D) Reprodução por
Esporos, esporos. |
9. A
transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte
do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma
espécie é conhecida por
(A) fecundação. |
(B) polinização. |
(C) fertilização. |
(D) reprodução. |
10. Relacione os termos
à sua definição adequada.
(I) Brotamento |
( )
Um novo organismo forma-se a partir do fragmento de outro, processo comum em alguns invertebrados, como em planárias. |
(II) Fragmentação |
( ) Nesse processo, um pedaço de caule ou
raiz é suficiente para dar origem a outro indivíduo, como a reprodução da bananeira e a
cana-de-açúcar. |
(III) Propagação vegetativa |
( ) Ocorre pela formação de expansões do
corpo do indivíduo, denominada brotos, que
pode se separar e originar um indivíduo adulto ou pode permanecer unido ao
progenitor, formando uma colônia, como as hidras. |
Comentários
Postar um comentário