O sapo comedor de bolhas
Público alvo: Educando com TEA (Transtorno do
Espectro Autista), em idade escolar.
Local de utilização: Ambiente familiar e/ou
escolar
Para esta atividade
você precisará de um fantoche de sapo e bolhas de sabão. A atividade consiste
em fazer bolhas de sabão e com entusiasmo e animação fazer o sapo
"comer" as bolhas. Dessa forma estimula-se a comunicação verbal
quando a criança tem que dizer "bolha" para o sapo comer e o contato
visual. O período de atenção é de 5 minutos ou mais.
Metas
principais:
Comunicação verbal.
Contato visual.
Desenvolver período de atenção compartilhada de 5min ou mais.
Contato visual.
Desenvolver período de atenção compartilhada de 5min ou mais.
Ação motivadora (o papel do adulto):
Fazer bolhas de sabão e,
com suspense e animação, manusear o fantoche do sapo para que ele “coma” as
bolhas.
Solicitação (o papel da criança):
Falar a palavra “Bolha”.
Em algumas regiões brasileiras a bolha de sabão é chamada de bola de sabão. Se
sua criança reside em uma destas regiões, modele e solicite que ela tente falar
a palavra “Bola”.
Preparação da atividade:
Traga um potinho de
fazer bolhas de sabão e um fantoche de sapo para o quarto. Se o fantoche for
daqueles que abrem a boca, fica mais interessante ainda!
Estrutura da atividade:
Apresente o potinho de
bolhas e comece a soprar bolhas para a criança. Se ela se interessar, faça mais
bolhas. Modele a palavra com a qual a criança poderá pedir por mais bolhas de
sabão: você diz “Bolhas” diversas vezes enquanto sopra as bolhas e durante a
pausa de sua ação. Pegue o fantoche do sapo e diga à criança que o sapo come
bolhas e que ele está com muita fome. Procure pegar cada uma das bolhas com a
boca do sapo. Faça um suspense antes de soprar as bolhas e antes do sapo
comê-las. Utilize movimentos amplos pelo quarto, exagere suas expressões
faciais, imite o pulo e o som (onomatopeia) do sapo. Faça um som interessante
ou diga a palavra “bolha” de forma divertida no momento exato em que sapo for
comer cada bolha. Essas técnicas poderão deixar a brincadeira mais divertida,
darão mais motivos para a criança querer olhar para você – ao invés de olhar
apenas para as bolhas – e poderão estimular uma maior qualidade e duração de atenção
por parte da criança. Quando a criança estiver altamente motivada por sua ação,
demonstrando querer mais de sua ação (através de gestos, olhares, sorrisos,
sons) passe a solicitar durante as pausas que ela tente falar a palavra “bolha”
para comunicar a você querer mais. Aguarde a resposta da criança, celebre
qualquer tentativa para falar a palavra e responda aos sons oferecendo
imediatamente a ação desejada por ela. Ao sermos responsivos às comunicações da
criança, mostramos a função de suas comunicações e a inspiramos a querer
utilizar e desenvolver cada vez mais suas habilidades de comunicação.
Variações:
Um dos movimentos
favoritos de muitas das crianças que conhecemos é o movimento de pernas do
“ninja” que ataca as bolhas. O adulto finge ser um ninja, posiciona-se em
posição de ataque e então pula em direção à bolha alternando rapidamente o
chute com as duas pernas. O movimento fica completo com o som de
“Iiiiiiiáááááá!”.
Delícia de atividade! No momento do contato com a mesma me transportei para o momento de sua prática e me senti leve, como se estivesse me despertando para novas possibilidades. Imagino que um educando com autismo se sentiria da mesma forma. Maravilhaaaa!!!!
ResponderExcluir