Lista de exercícios - 9º ano - 2º bimestre


MATERIAL DO ESTUDANTE

9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL /2º BIMESTRE/2019
CIÊNCIAS DA NATUREZA
ATIVIDADES1. (PUC-RS) A chamada “estrutura procariótica” apresentada pelas bactérias nos indica que estes seres vivos são
(A) destituídos de membrana plasmática.
(B) dotados de organelas membranosas.
(C) formadores de minúsculos esporos.
(D) desprovidos de membrana nuclear.
2. (UERN-adaptado) O padrão de célula eucariótica se caracteriza, essencialmente, por
(A) constituir-se de moléculas orgânicas com alto grau de complexidade.
(B) apresentar uniformidade estrutural e funcional nos diversos sistemas vivos.
(C) exibir um sistema interno de membranas e consequente compartimentação.
(D) possuir o material genético associado a dobras específicas da membrana plasmática.
3. Diferencie célula procariota de célula eucariota e cite um exemplo de cada.
4. (SEDUC-GO-adaptada) Os seres vivos podem ser formados por uma ou mais células, de um só tipo ou de vários. Cada componente da célula tem uma função específica.
As mitocôndrias, por exemplo, têm função de produzir energia, já a função da membrana plasmática é
(A) transportar substâncias necessárias para o metabolismo.
(B) a digestão celular e aproveitamento dos nutrientes.
(C) selecionar substâncias que entram e saem da célula.
(D) a secreção celular e liberação de toxinas da célula.
5. Células de certos organismos possuem organelas que produzem ATPs e os utilizam na síntese
de substância orgânica a partir de dióxido de carbono.
Essas organelas são
(A) os nucléolos.
(B) os cloroplastos.
(C) as mitocôndrias.

(D) os aparelhos golgienses.
6. O retículo endoplasmático geralmente tem suas porções classificadas em granular e agranular.
A porção do retículo chamada de granular ou rugosa está relacionada com a produção de proteínas e recebe essa denominação em virtude da presença de
(A) lisossomos aderidos.
(B) peroxissomos aderidos.
(C) mitocôndrias aderidas.
(D) ribossomos aderidos.

7. Observe a tabela a seguir e relacione as organelas à sua função ao lado:
  
8. (Seduc-GO) Observe:

A célula eucarionte é formada por: membrama plasmática, citoplasma e núcleo.
O controle do metabolismo celular e o armazenamento do DNA, que é responsável pelas informações genéticas, são
funções

3(A) do núcleo.
(B) das organelas.
(C) do citoplasma.
(D) da membrama plasmática.
9. (PUC-PR-adaptada) Um pesquisador retirou o núcleo de uma célula da espécie A e implantou numa célula da espécie
B, cujo núcleo havia sido previamente removido.
Caso esta célula-ovo se desenvolva até a formação de um novo indivíduo, ele terá as características
(A) de ambas as espécies, pois ocorrerá a interação genética entre as espécies.
(B) da espécie B, pois predominarão as informações da célula-ovo.
(C) totalmente distintas, tanto da espécie A quanto da espécie B.
(D) da espécie A, pois o núcleo controlará as características.
10. (CEFET-CE-adaptada) Em relação ao núcleo das células e seus constituintes, é correto afirmar que
(A) o núcleo interfásico de células vegetais apresenta uma carioteca, cuja estrutura não permite a comunicação com o citoplasma.
(B) em células procariontes, existem proteínas responsáveis pela condensação das fitas de DNA, denominadas histonas.
(C) a cromatina é uma estrutura presente, tanto no citoplasma, como no núcleo de células eucarióticas.
(D) o nucléolo é uma estrutura intranuclear.
11. Mitose e meiose são dois tipos de divisão celular onde ocorre a transmissão de características genéticas.
Qual a diferença entre elas?

Mitose e meiose
12. Quais as funções da mitose?

13. (UFMS-adaptada) A sequência representa etapas da divisão celular (meiose).
 

a) Indique o fenômeno que está ocorrendo em a, b e c.
b) Em que tipo de células essa modalidade de divisão celular ocorre?
c) Qual a importância, em nível genético, do fenômeno indicado em b?
14. Como é possível que os seres humanos mantenham constante seus números de cromossomos (46), se durante o processo de fecundação ocorre a união de duas células (um gameta materno e outro paterno)?

15. O que são células-tronco e quais são os três principais tipos?

16. Observe a imagem:

A imagem representa duas possibilidades que podem ocorrer com as células-tronco.
Como a ciência pode utilizar esses conhecimentos em benefício da humanidade?

17. Sobre transgênicos responda:
a) O que são organismos transgênicos?
b) Qual a diferença entre transgênico e transgene?

18. O que são clones?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de exercícios 8º ano - 2º bimestre