Atividades para trabalhar com Deficiência Intelectual
Contas para enfiar
Boliche de latas
BONECO ARTICULADO
Estimula: Noção do esquema corporal, conscientização sobre as
partes do corpo e suas posições,habilidade manual
Descrição: As partes do corpo recortadas em cartolina: cabeça,
pescoço, tronco, dois braços, dois antebraços, duas mãos, duas coxas, duas
pernas e dois pés. Para juntar as partes fazendo as articulações, podem ser
feitos furos com o furador de papel e colocadas tachas, que se abrem depois e
perfurar o papel. Outra alternativa é furar as articulações com uma agulha grossa
e barbante, e depois dar um nó de cada lado do barbante.
Possibilidades de exploração:
-Recortar e montar o boneco articulado.
-Pedir a uma pessoa que sirva de modelo, assumindo diferentes
posições que os alunos
procurarão reproduzir com seus bonecos.
-Fazer o exercício contrário, colocar o boneco em posições que
as pessoas deverão representar.
-Descobrir quais as posições que podem ser feitas com o boneco
mas que são impossíveis de serem realizadas pelo ser humano.
BOLICHE DE LATAS
Estimula: Motricidade, coordenação motora ampla, coordenação
viso-motora, arremesso ao alvo, controle de força e direção.
Descrição: Bolas de meia feitas com algumas meias juntas, que
são enfiadas no fundo de uma meia comprida. Para arrematar, torcer e desvirar o
cano da perna da meia várias vezes, recobrindo a bola para, posteriormente,
costura-la. Latas vazias, do mesmo tamanho, com números colados.
Possibilidades de
exploração:
-Empilhar as latas fazendo um castelo.
-Jogar como boliche: cada jogador arremessa três bolas, tentando
derrubar todas as latas.
-Contar os pontos de acordo com os números escritos nas latas
derrubadas.
-Vence o jogo quem tiver feito mais pontos.
CONTAS PARA ENFIAR
Estimula: Motricidade, coordenação bimanual, recorte e enfiagem,
atenção e concentração, orientação espacial.
Descrição: Pedrarias ou tiras
de papel de capa de revista de 1,5 cm de largura, terminando em ponta, que são
enroladas uma a uma, em torno de um lápis (ou agulha de tricô), começando pela
parte mais larga da tira. A ponta do papel é colada. A peça é plastificada pela
cola.
Possibilidades de
exploração:
-Usar como contas para enfiar.
-Fazer colares e pulseiras.
Oi Soninha, excelentes postagens, são recursos simples, de fácil acesso para qualquer educador que queira diversificar suas aulas, são recursos que tanto podem ser trabalhados com os alunos com DI, como com os ditos normais. Todos tem muito a ganhar.
ResponderExcluirPrecisamos resgatar o lúdico em nossas salas de aula, nossas crianças estão deixando de viver estes pequenos prazeres neste mundo informatizado.
Um abraço