Lista de Exercícios 7º ano - 2º bimestre


MATERIAL DO ESTUDANTE

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL/2º BIMESTRE
CIÊNCIAS DA NATUREZA
ATIVIDADES
1. As células são as menores unidades vivas de um organismo e estão presentes em todos os seres, com exceção dos
vírus.
Elas podem ser classificadas em procarióticas e eucarióticas se levarmos em consideração a ausência ou presença de
(A) carioteca.
(B) citoplasma.
(C) parede celular.
(D) membrana plasmática.

2. Organismos procariontes apresentam células mais simples, que não possuem um núcleo organizado.
São exemplos de seres procariontes:
(A) bactérias e cianobactérias.
(B) protozoários e bactérias.
(C) bactérias e plantas.
(D) fungos e bactérias.
3. Quais são os cinco reinos de agrupamento dos seres vivos e quais suas principais características?
4. Na figura a seguir estão representados os cinco reinos de agrupamento dos seres vivos.
Resultado de imagem para os cinco reinos da classificação dos seres vivos
Escreva o nome de alguns representantes de cada Reino:

5. Em uma aula de Biologia, o professor mostrou as imagens dos organismos a seguir:
Resultado de imagem para cogumelo, algas verdes e samambaia
 Após analisar as imagens, alunos fizeram afirmações sobre o Reino a que cada organismo pertence, com uma justificativa. Assinale a alternativa que corresponde ao aluno, cuja resposta está correta.
 (A) O segundo aluno afirmou que a alga verde pertence ao Reino Fungi, pois apresenta tecidos organizados na forma de micélio.
 (B) O primeiro aluno afirmou que o cogumelo pertence ao Reino Protoctista, pois ele é um organismo que pode ser autótrofo ou heterótrofo.
(C) O terceiro aluno afirmou que o cogumelo pertence ao Reino Fungi, pois ele é heterótrofo,
pluricelular e suas células se organizam em filamentos, denominados hifas.
(D) O quarto aluno afirmou que a samambaia pertence ao Reino Protoctista, pois ela é pluricelular, suas células são
procariontes, e a clorofila encontra-se dispersa pelo citoplasma.


6. O termo biodiversidade refere-se à diversidade de formas de vida, aos papéis ecológicos que desempenham e à diversidade genética que contém. As milhares de espécies que constituem a biodiversidade do planeta
são atualmente classificadas em cinco reinos.
Observe o quadro a seguir:

Reino
Exemplo de organismo
1
Bactérias
Protista
2
Fungi
3
4
Samambaia
Animalia
5

Com base no quadro apresentado, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas: 1, 2, 3, 4 e 5, respectivamente:
(A) (1) Eucarionte; (2) ameba; (3) cogumelos; (4) Plantae; (5) moluscos.
(B) (1) Protista; (2) minhoca; (3) moluscos; (4) Plantae; (5) mamíferos.
(C) (1) Monera; (2) ameba; (3) cogumelos; (4) Plantae; (5) peixes.
(D) (1) Monera; (2) ameba; (3) algas; (4) Plantae; (5) aves.

7. Certos agentes infecciosos são formados apenas por material genético protegido por uma cápsula de proteína. Eles só conseguem se replicar quando invadem uma célula e utilizam suas estruturas.
Estes agentes são
(A) protozoários.
(B) bactérias.
(C) fungos.
(D) vírus.


8. (FUVEST-adaptada) Esquistossomose, teníase, cisticercose, gonorréia, malária, filariose e amebíase são doenças parasitárias humanas. Quais delas são causadas por protozoários?
9. Associe a doença às suas características.
1 – Teníase.
2 – Febre amarela.
3 – Tuberculose.
a. ( ) Causas: contato com fluídos corporais (geralmente saliva) da pessoa contaminada pela bactéria bacilo Mycobacterium Tuberculosis. Sintomas: emagrecimento, febre alta, fadiga e escarro sanguinolento. Tratamento: antibióticos e
prevenção através da vacina BC.
b. ( ) Causas: contato direto com muco nasal do infectado Sintomas: tosse, manchas pelo corpo e febre alta. Em crianças
a doença pode tornar-se mortal. Tratamento: analgésicos, antipiréticos e vacinação como forma de prevenção.
c. ( ) Causas: uma pessoa se torna hospedeira intermediária da tênia quando ingere seus ovos. Sintomas: dor de cabeça,
dificuldade em respirar, dificuldade nos movimentos. Tratamento: geralmente é feito com vermífugos.

 
10. O Cerrado é composto por diversas espécies de plantas, animais, fungos e outros seres vivos.
A fotossíntese deste bioma acontece no período
(A) noturno, quando as mitocôndrias realizam a respiração celular.
(B) noturno, pois os cloroplastos utilizam a energia que foi armazenada.
(C) diurno, pois os cloroplastos necessitam de luz para realizar esse processo.
(D) diurno, pois as mitocôndrias transformam energia luminosa em energia química.


11. O ar é uma mistura de gases que participam de vários processos importantes na natureza.
Na ocorrência de queimadas, qual é o gás comburente, presente no ar, mantendo a chama?
(A) Hidrogênio.
(B) Nitrogênio.
(C) Oxigênio.
(D) Argônio.


12. Um importante processo realizado por seres autotróficos retira da atmosfera um gás que faz parte
do efeito estufa.
A opção que indica, respectivamente, o gás que seria retirado da atmosfera, e o processo biológico responsável por esse
fenômeno é
(A) oxigênio e fotossíntese.
(B) gás carbônico e fotossíntese.
(C) oxigênio e respiração celular.
(D) gás carbônico e respiração celular.


  13. A agricultura é a arte de colher o sol. Essa frase, divulgada nos cursos de Agronomia, expressa o
quanto a agricultura depende de fenômenos e elementos naturais mais do que qualquer outra atividade econômica conhecida. Isso ocorre porque a produção agropecuária depende de uma capacidade especial típica dos vegetais: sintetizar seu próprio alimento.
Porém, assim como todos os demais seres vivos, as plantas também precisam de água e de nutrientes minerais que elas retiram do solo pelas raízes. Entretanto, as plantas podem “fabricar” as substâncias orgânicas de que necessitam para sua nutrição e fazem isso por meio de um processo bioquímico chamado de fotossíntese, o qual depende da energia do sol para acontecer.

A partir das informações do texto, assinale a alternativa correta.
(A) O solo depende da energia do sol e das raízes das plantas para realizar o processo de fotossíntese.
(B) A agricultura possui autonomia, pois independe de fenômenos naturais para sua existência.
(C) As sementes das plantas adubam organicamente o solo no processo de fotossíntese.
(D) As plantas não dependem de outros seres vivos para produzir o próprio alimento.

Leia o texto e, a seguir, responda a questão 14.
George Stephenson (1781-1848), engenheiro inglês, certa vez comentou que:
“Minha locomotiva a vapor é movida pela luz solar, captada por plantas verdes há milhões de anos”.
Por mais surpreendente que esse comentário de Stephenson possa parecer, ele tinha razão.
A queima do carvão mineral, usado como combustível nessa locomotiva, liberou a energia luminosa captada por plantas que viveram há mais de milhões de anos. Enquanto vivas, essas plantas sintetizaram compostos orgânicos a partir da
presença de luz, água e gás carbônico, se desenvolveram, cresceram e se reproduziram. Após terem morrido, foram
soterradas por muitas camadas de sedimentos, o que impediu sua total decomposição por fungos e bactérias.
Assim, gradativamente, esses compostos orgânicos, submetidos a grandes pressões e elevadas temperaturas, foram lentamente se transformando em minério de carvão. Portanto, esse carvão mineral armazenou parte da energia luminosa captada pela fotossíntese há milhões de anos.

14. Considerando o processo descrito no texto, realizado pelas plantas enquanto vivas, pode se afirmar corretamente que ele
(A) permitiu que a matéria orgânica fosse degradada em gás carbônico e água.
(B) garantiu a produção de matéria orgânica indispensável à vida.
(C) ocorreu no interior das células aclorofiladas dos vegetais.
(D) impediu a formação de moléculas de gás oxigênio.

17. (UTFPR-adaptada) A respeito da fotossíntese, é correto afirmar que
(A) é realizada somente por plantas terrestres.
(B) organismos que realizam este processo são chamados de herbívoros.
(C) é um processo que libera gás carbônico para o ambiente.
(D) pode ser representada pela reação simplificada: gás carbono + água = glicose + gás oxigênio.

15. Na respiração celular, a célula é capaz de obter energia para o seu funcionamento. Algumas etapas desse processo ocorrem no interior de uma organela denominada de:
(A) Retículo endoplasmático.
(B) Complexo golgiense.
(C) Mitocôndria.
(D) Cloroplasto.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de exercícios - 9º ano - 2º bimestre

Lista de exercícios 8º ano - 2º bimestre