MATERIAL DO ESTUDANTE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL /2º BIMESTRE/2019 CIÊNCIAS DA NATUREZA ATIVIDADES 1. (PUC-RS) A chamada “estrutura procariótica” apresentada pelas bactérias nos indica que estes seres vivos são (A) destituídos de membrana plasmática. (B) dotados de organelas membranosas. (C) formadores de minúsculos esporos. (D) desprovidos de membrana nuclear. 2. (UERN-adaptado) O padrão de célula eucariótica se caracteriza, essencialmente, por (A) constituir-se de moléculas orgânicas com alto grau de complexidade. (B) apresentar uniformidade estrutural e funcional nos diversos sistemas vivos. (C) exibir um sistema interno de membranas e consequente compartimentação. (D) possuir o material genético associado a dobras específicas da membrana plasmática. 3. Diferencie célula procariota de célula eucariota e cite um exemplo de cada. 4. (SEDUC-GO-adaptada) Os seres vivos podem ser formados por uma ou mais células, de um só tipo ou de vários. Cada componente da célula tem uma f...
MATERIAL DO ESTUDANTE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL/2o BIMESTRE CIÊNCIAS DA NATUREZA ATIVIDADES 1. O sistema endócrino é formado por glândulas que produzem secreções que são lançadas diretamente na corrente sanguínea. Marque a alternativa em que aparece uma glândula desse sistema (A) sudorípara. (B) sebácea. (C) tireoide. (D) salivar. 2. Para que o sistema renal tenha um bom funcionamento depende, dentre outras coisas, do bom funcionamento da glândula hipófis...
O sapo comedor de bolhas Público alvo: Educando com TEA (Transtorno do Espectro Autista), em idade escolar. Local de utilização: Ambiente familiar e/ou escolar Para esta atividade você precisará de um fantoche de sapo e bolhas de sabão. A atividade consiste em fazer bolhas de sabão e com entusiasmo e animação fazer o sapo "comer" as bolhas. Dessa forma estimula-se a comunicação verbal quando a criança tem que dizer "bolha" para o sapo comer e o contato visual. O período de atenção é de 5 minutos ou mais. Metas principais: Comunicação verbal. Contato visual. Desenvolver período de atenção compartilhada de 5min ou mais. Ação motivadora (o papel do adulto): Fazer bolhas de sabão e, com suspense e animação, manusear o fantoche do sapo para que ele “coma” as bolhas. Solicitação (o papel da criança): Falar a palavra “Bolha”. Em algumas regiões brasileiras a bolha de sabão é chamada de bola de sabão. Se sua criança reside em uma destas regiões, mod...
Comentários
Postar um comentário