Educação Escolar de pessoas com surdez

Professores e outros estudiosos estão sempre realizando reflexões sobre a escolarização de pessoas com surdez. Estudantes oralistas reivindicam melhoras nas estratégias de ensino que favoreçam o desenvolvimento e melhoras no processo educacional. A escola tem um papel muito importante na inclusão desses indivíduos na sociedade, mas ainda falta muito para que estes tenham seus direitos respeitados, pois a cada dia são submetidos a modelos conservadores que pouco contemplam as diferenças, as abordagens oralista e comunicação total  são   presentes em muitas instituições.
Diferentes concepções vêm ganhando destaque diante de muitas lutas, como o direito de frequentar a escola comum assegurado pela política de Educação Especial em Perspectiva da Educação Inclusiva, o Atendimento Educacional Especializado, e o reconhecimento da Língua de Sinais como materna. Aos poucos junto a esses direitos adquiridos, visando capacitar  a pessoa  com surdez para a utilização de duas línguas no cotidiano escolar e na vida social, a de  sinais e a da comunidade ouvinte, começa a se fazer presente a abordagem bilíngue. Esta concepção tem demonstrado corresponder a necessidade dos alunos com surdez, por respeitar a língua natural e propiciar um ambiente  favorável a aprendizagem escolar, porém nos deparamos com muitas falhas nas práticas pedagógicas.
Segundo Damázio (2007, p. 21):

As práticas pedagógicas constituem o maior problema na escolarização das pessoas      com surdez. Torna-se urgente, repensar essas práticas para que os alunos com surdez, não acreditem que suas dificuldades para o domínio da leitura e da escrita são advindas dos limites que a surdez lhes impõe, mas principalmente pelas metodologias adotadas para ensiná-los.

As inúmeras reivindicações tem levado à novas ações, que muitas vezes não são tão positivas,  pois muitos apenas realizam matricula desses educandos apenas por cumprimento da lei, deixando pra trás de fato a inclusão  do aluno no meio social, onde ele possa ter a liberdade de expressão, de absorver e compartilhar  conhecimentos. A chegada de pessoas com surdez na escola regular ainda provoca muita inquietação, a primeira atitude de muitos, sem mesmo tentar conhecer o educando, é a negação por não saber lidar com a situação, por não saber Libras, e aí começam a grande procura por  um intérprete e ou outros profissionais, porém há pouca  inquietação para mudanças nas práticas pedagógicas.
De acordo com Damázio (2010, p. 8):

...Torna-se urgente  repensar a educação escolar dos alunos com surdez, tirando o foco do confronto do uso desta ou daquela língua e buscar redimensionar a discussão acerca do fracasso escolar, situando-o no debate atual acerca da qualidade da educação escolar e das práticas pedagógicas. É preciso construir um campo de comunicação  e de interação amplos, possibilitando que a língua de sinais e a língua portuguesa, preferencialmente a escrita, tenham lugares de destaque na escolarização dos alunos com surdez, mas que não sejam o centro de todo o processo educacional.

 Uma educação igualitária que vise o reconhecimento e valorização das diferenças, que beneficie tanto quem tem uma necessidade específica como também quem não tem, requer melhoras nas metodologias de ensino. Fazer a verdadeira inclusão de pessoas com surdez acontecer vai além  de se pensar apenas em pequenas adaptações, o fazer é bem mais intenso, não é só com um interprete, um aluno e ou um professor dominando a língua de sinais. É importante que este ambiente veja e respeite este aluno na sua singularidade ofertando práticas pedagógicas de qualidade, refletindo a desconstrução de modelos cultural social.

 DAMÁZIO, M. F. M.; FERREIRA, J. Educação Escolar de Pessoas com Surdez-Atendimento Educacional Especializado em Construção. Revista Inclusão: Brasília: MEC, V.5, 2010. p.46-57.
DAMÁZIO, M. F. M.; ALVES, C. B. Atendimento Educacional Especializado do aluno com surdez. Capítulo 2. São Paulo: Moderna, 2010.
                                                                                                         




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